Pequeno histórico do iz3w e do « Aktion Dritte Welt e.V »
2008
O projeto AG Bildung recentemente criado, se baseia na necessidade de trabalhar na formação de opinião crítica e propõe jornadas com projetos em escolas e para grupos de jovens.
Se você estiver interessado pelas últimas propostas do iz3w, convidamos você a consultar o nosso relatório anual dos anos passados.
2006
www.freiburg-postkolonial.de é lançado online. Este projeto educativo e de informação põe o tema do colonialismo alemão e suas conseqüências na era moderna no centro de sua ação.
Os arquivos do iz3w se associam a outros arquivos. A página www.archiv3.org tem mais de 200 000 referências disponíveis e esse número cresce diariamente.
1998
O site www.iz3w.org é lançado na internet. O projeto FernWeh (Saudades de terras distantes) começa um trabalho de educação com a ajuda financeira da UE, baseado na crítica do turismo.
1992
No aniversário dos 500 anos da “Conquista”, a ADWe.V lança um projeto financiado pela UE que tem como tema o colonialismo europeu.
1988
O iz3w participa ativamente numa campanha lançada em toda Alemanha contra o Fundo Monetário Internacional (FMI).
1983
Publicação do opúsculo « Klar, schön war’s – Tourismus in die dritte Welt » (“É claro que foi bonito – Turismo no Terceiro Mundo”), um prelúdio premiado de sucesso por um longo trabalho de (auto) crítica com relação ao turismo distante.
1978
A agência de política de desenvolvimento da ADW publica seu livro « Entwicklungspolitik – Hilfe oder Ausbeutung ? » (Política de desenvolvimento: ajuda ou super exploração?”). Com uma edição de 24.000 exemplares, o livro é uma referência para a esquerda em sua crítica da ajuda ao desenvolvimento.
O iz3w aluga uma casa junto à Kronenstrasse 16A, em Friburgo. Hoje, uma parte do trabalho é realizada ainda neste local.
1972
A ADW e.V. faz forte crítica à campanha “Luta pelo o Terceiro Mundo” apoiada por grupos religiosos: “Como um grupo anticapitalista, não podemos dar o nosso apoio a nenhum partido que seja candidato à próxima campanha eleitoral. Aqueles que ainda tinham dúvidas em relação à política do partido SPD, perderam grande parte de suas ilusões nos últimos três anos.”
1970
O iz3w opera então na rua Loretto (Lorettostraße) em Friburgo. No mês de novembro, os « Blätter des iz3w » (as páginas de iz3w) são publicados pela primeira vez e logo no primeiro ano, ficam conhecidos apesar de serem apenas uma compilação de páginas avulsas. Com relação ao seu conteúdo, esta publicação visa a elaboração organizacional de uma “oposição política de desenvolvimento na Alemanha Ocidental”, com objetivo de reunir forças políticas desde “a esquerda até os liberais da esquerda” (as páginas do iz3w n°1).
1968
No outono, Aktion Dritte Welt (ADW) começa seu trabalho junto ao comitê de estudantes de Friburgo Uni-ASTA como um “serviço especial”. Em primeiro plano, essa iniciativa tem como objetivo a “construção de um lobby para o Terceiro Mundo” e “Apoio de ajuda ao desenvolvimento”. O Ministério do Desenvolvimento recentemente estabelecido por Erhard Eppler (SPD), conta então com o apoio da ADW. Mais de 4.000 pessoas assistirão à sua conferência aberta ao público, com a participação de Erhard Eppler, Günter Grass e Ernst Bloch. O jornal « Die Zeit » publica um caderno sobre o ADW.
Não será preciso esperar muito antes que os esforços caritativos da associação ADW e.V. se transformem em uma expressão de opinião fundamentalmente crítica das relações entre o Norte e o Sul (para saber mais sobre o relatório de conteúdo do ADW entre 1968 e 1998, refira-se ao artigo « Von der Konsum-Kritik zum Kritik-Konsum » (“Da crítica sobre o consumo ao consumo da crítica”). O centro de informação sobre o Terceiro Mundo é recentemente estabelecido (iz3w) e se focaliza mais na transmissão de informações à Alemanha que no envio de remédios ao exterior. Por esta razão, vários arquivos são criados e folhetos publicados.
Esta traduçao em português forma parte parte da iniciativa de traduçoes voluntárias de páginas web para associaçoes do Mondo Services. Tradutor: Hila Hubsch