Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Kontakt Spenden Abo Newsletter
Você está aqui: Entrada Quem somos

Quem somos

A sigla iz3w (« Informationszentrum 3. Welt ») se refere ao Centro de Informação sobre o Terceiro Mundo de Friburgo. A associação que o financia, « Aktion Dritte Welt e.V. » (Ação pelo Terceiro Mundo), não depende de nenhum partido político, movimento religioso ou fundação. Um dos principais elementos do nosso trabalho consiste em editar o jornal iz3w, que trata das relações entre o Norte e o Sul. Mantemos uma importante base de arquivos de jornais, com o objetivo de divulgar informações sobre assuntos que tratam do Norte e Sul. O projeto « freiburg-postkolonial.de » opera um vasto website que  trata de temas relacionados com o colonialismo alemão.  Nosso centro é também um espaço para aprofundar a crítica política e um ponto de encontro onde podemos adotar iniciativas com relação  à insatisfação causada pela desigualdade no mundo .

Nossos pontos de vista

Os projetos realizados pelo iz3w não representam somente uma fonte de informação ou de análise «neutra» sobre os fatos que acontecem no mundo.  São projetos que tem como objetivo desafiar a ordem mundial de hoje que não é nada ideal. Na realidade, existem possibilidades matérias suficientes no mundo para garantir uma existência decente a todos os habitantes do planeta, e apesar disso, bilhões de pessoas ainda são obrigadas a viver na miséria e na opressão.

No iz3w, buscamos um mundo que não proporcione somente conforto à uma pequena parte de sua população. Para estarmos sempre conscientes do absurdo que representa a ordem atual, contestamos as relações sociais, políticas, culturais e econômicas em vigor entre o Norte e o Sul, que chamamos de «combate da repartição». Embora na situação atual, não há nenhuma ação que pretenda abolir as relações de domínio e exploração internacional, o nosso objetivo mantem-se em oferecer a todos a possibilidade de viver decentemente.

Oposições que separam perdedores e vencedores tanto a nível nacional como internacional são cada vez mais comuns enquanto ao mesmo tempo, surgem expressões mais harmoniosas como "um único mundo”, "multiculturalismo", "oportunidade dos mercados globais", "universalidade da democracia e dos direitos humanos" ou ainda "conexões transnacionais" e " sociedade civil ". No iz3w, ao contrário, procuramos ter conhecimento sobre o funcionamento das relações capitalistas à nível mundial e de seu contínuo desenvolvimento. Quais são as suas conseqüências sociais, politicas, ecológicas e culturais para o Norte e o Sul? Quais são as ideologias que justificam a ordem mundial estabelecida?

Nossa crítica da ordem mundial deve constituir um ponto de partida para o desenvolvimento de novas idéias. Por isso, levamos em conta varias abordagens teóricas, refletindo a pluralidade política dos colaboradores de iz3w.

Nossos temáticas

Os diferentes projetos do iz3w se referem às temáticas seguintes :

  • Globalização da política, da economia e da cultura
  • Movimentos sociais
  • Migração e racismo
  • Direitos humanos
  • Guerra e paz
  • (Pós-)colonialismo
  • Sexos e feminismo
  • Política e teoria do desenvolvimento
  • Ecologia / relações com a natureza dentro da sociedade
  • Turismo
  • Mídias, literatura, cinema e artes

 

Estas são algumas das temáticas que tratam da desigualdade na relação de poder entre o Norte e o Sul.

 

Esta traduçao em português forma parte parte da iniciativa de traduçoes voluntárias de páginas web para associaçoes do Mondo Services. Tradutor: Hila Hubsch

iz3wteam8.12.09kleiner2.jpg

Wir über uns” auf deutsch

About us” in english

Qui sommes nous” en français

Quiénes somos” en español

"Quem somos" em português